Saiba por que a contratação de uma empresa especializada é essencial para a execução de obras em hos

A Sálix Engenharia elenca neste post alguns dos fatores que distinguem a construção hospitalar e enumera desafios do projeto, Ampliação do Hospital Dia Ubarana

A execução de obras em hospitais é caracterizada pela sua alta complexidade e demanda uma equipe especializada com um olhar atento para cada detalhe. Referência no setor de construção hospitalar, a Sálix Engenharia possui equipe altamente capacitada para projetos em estabelecimentos de saúde. Em agosto de 2018, iniciou-se mais um grande projeto, a ampliação do Hospital Dia Ubarana, localizado na cidade de Taubaté/SP, com foco no tratamento ortopédico, possui centro cirúrgico e atendimento 24 horas.

O grande desafio de uma construção hospitalar é planejar a obra de forma que haja o menor impacto possível para a rotina de funcionamento do hospital. Para que isto ocorra, a Sálix investe tempo no detalhamento logístico da obra e tem como prioridade os cuidados com as vedações do canteiro para evitar a contaminação dos ambientes hospitalares. Segundo a chefe de enfermagem do Hospital Ubarana, Vanessa Serapião, “o maior impacto do projeto tem sido administrar o barulho da obra com as atividades do centro cirúrgico”, ainda segundo a Chefe de Enfermagem Vanessa, “a obra está extremamente organizada, dentro do prazo e a equipe vem atendendo todas as solicitações do Hospital”.

O projeto de arquitetura da ampliação do Hospital Ubarana foi concebido pela INOAH Arquitetos Associados, um escritório especializado em arquitetura hospitalar localizado em São Paulo. A empresa presta serviços como estudo de viabilidade técnica e legal, projetos de tecnologias médicas, gerenciamento e fiscalização de obras, além é claro, da elaboração de todo o projeto executivo e detalhamento de arquitetura.

Planejamento e Controle para cumprir o cronograma de 4 meses

“A maior dificuldade do projeto é a execução da obra com todos os setores do hospital em pleno funcionamento. Os acessos às áreas com pacientes foram vedados para se evitar possíveis contaminações. Temos adotado procedimentos de comunicação constante com o cliente, de forma que tanto a obra como o hospital não tenham suas atividades prejudicadas” relata o Engenheiro Residente do projeto, Lucas Alves de Jesus.

Referência em ortopedia no Vale do Paraíba, o Hospital Dia Ubarana será reformado e ampliado pela Sálix Engenharia. A unidade, localizada no município de Taubaté, não terá seu atendimento e nem sua agenda de cirurgias ortopédicas afetadas durante a obra. Com cronograma enxuto de 4 meses, a intervenção civil ocorrerá em 950 metros quadrados do hospital.

As interligações dos sistemas existentes sem que ocorra interrupção em seu funcionamento são complexidades inerentes às ampliações hospitalares, que devem ser minuciosamente planejados. Os sistemas de abastecimento de energia, gases medicinais e água fria, passarão por um retrofit para adequar a nova demanda. A Sálix Engenharia revisou o projeto de estrutura e decidiu adotar o sistema construtivo em estrutura metálica para aumentar a velocidade de execução e reduzir o volume de concretagem, atividade esta que geraria maior impacto à rotina do hospital.

Na expansão, a Sálix Engenharia vai instalar dois novos elevadores e construir diversos ambientes, entre eles estão seis suítes de internação, posto de enfermagem, CCIH (Centro de Controle de Infecção Hospitalar), área administrativa, farmácia e um CME (centro de materiais esterilizados) de ponta, com área de preparo e manejo de materiais e local para armazenagem do produto final.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

Receba nossas novidades

E-mail

Siga a Sálix

Telefone

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

+55 (11) 3031-8382

+55 (11) 98117-4274

2016 - 2019 - Todos os direitos reservados ::Desenvolvido por