top of page

Metodologia PMI: os benefícios de sua aplicação em projetos de construção civil

A utilização de técnicas de gerenciamento baseadas nos conceitos do PMI pode afastar o risco de atraso em obras.

construção civil

A metodologia concebida pelo Project Management Institute (PMI) é reconhecidamente vantajosa para os mais diversos tipos de projetos, com destaque para as iniciativas ligadas à construção civil. A partir da qualificação de gestores, eles são transformados em verdadeiros agentes da mudança em suas empresas ao replicar o método assimilado, otimizando a execução de projetos.

Redução de riscos, cumprimento do cronograma, aumento da lucratividade e maior controle dos processos são alguns dos benefícios que a aplicação do PMI pode trazer para a gestão de projetos da construção civil.

Segundo estudo da consultoria internacional McKinsey, Imagining construction’s digital future, 2016, grandes projetos de construção possuem, em média, 20% de aumento de prazo e podem alcançar 80% de estouro de orçamento.

Aplicação do PMI na prática

Segundo João Paulo Torres, Diretor da Sálix Engenharia, empresa especializada em obras hospitalares, com certificação PMP desde 2012:

“os conceitos de gerenciamento do PMI aliados à experiência do gestor e à maturidade da equipe, fornecem subsídios para que os projetos da Sálix Engenharia atendam o prazo e atinjam uma satisfação elevada dos clientes”

O tema é ressaltado pelo Engº Hermes A. Castro, que possui certificação PMP, Gerente de Projetos da Koni Engenharia, empresa que atua no segmento do Varejo com gerenciamento e manutenção de obras, “Utilizamos a metodologia de Gerenciamento de Projetos do PMI, pois os resultados obtidos nos processos na condução dos empreendimentos refletem diretamente o atendimento das expectativas dos envolvidos. Devido às características do segmento, as informações transitam no projeto com grande volume precisando ter um tratamento adequado e, uma gestão eficaz nos controles. ”

Afinal, o que é PMI?

O PMI, ou Instituto de Gerenciamento de Projetos, é uma associação global que reúne milhares de profissionais do setor e os qualifica com cursos de formação e eventos, como congressos. Atualmente, são mais de 700 mil membros.

O PMI oferece oito certificações para pessoas dos mais diferentes níveis de escolaridade:

· Certificação CAPM – Técnico Certificado em Gerenciamento de Projetos

· Certificação CfMP – Profissional de Gerenciamento de Portfólio do PMI

· Certificação PMI-PBA – Profissional em Análise de Negócios do PMI

· Certificação PMP – Profissional de Gerenciamento de Projetos (PMP)

· Certificação PMI-SP – Profissional em Gerenciamento de Cronograma do PMI

· Certificação PMI-RMP – Profissional em Gerenciamento de Riscos do PMI

· Certificação PgMP – Profissional de Gerenciamento de Programas

· Certificação PMI-ACP – Profissional Certificado em Métodos Ágeis do PMI

Para conseguir o documento, o postulante deve comprovar experiência e ser aprovado em uma prova de conhecimentos específicos.

A metodologia PMI está baseada no Guia PMBOK (Project Management Body of Knowledge), um documento que reúne as melhores práticas no que diz respeito à gestão de projetos e seus conceitos, ferramentas, técnicas, entre outros.

Benefícios do PMI para a construção civil

Alvo de constantes reclamações por parte do cliente, o setor de construção civil pode mudar

este cenário ao incentivar que seus gestores obtenham a certificação do PMI.

Inspirando-se nas práticas contidas no Guia PMBOK, os profissionais podem:

· Reduzir os custos do projeto;

· Padronizar o planejamento;

· Agilizar tomadas de decisões;

· Proporcionar maior controle dos processos;

· Satisfazer os clientes, entre outros benefícios.

A metodologia ainda pode ajudar a quebrar um dos maiores estigmas que atinge a área de construção civil, o de que toda obra atrasa. A presença de um gestor de projetos qualificado contribui para o atendimento ao cronograma e para que ocorra uma mudança nos paradigmas da construção civil.

Fonte imagem: McKinsey&Company – Imagining construction’s digital future, 2016


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page