top of page

SÁLIX ENGENHARIA APRESENTA TRABALHO CIENTÍFICO NO CBDEH 2018

O Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar foi palco de compartilhamento de experiências da Sálix Engenharia em Construções Hospitalares

O Congresso Brasileiro para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, realizado de 30/10 a 01/11 de 2018 na cidade de Curitiba / PR, contou com a participação da Sálix Engenharia. Foi apresentado o trabalho científico QUALIDADE DO AR EM REFORMAS HOSPITALARES: Identificação do impacto que canteiros de obras dentro de hospitais causam na dissipação de fungos. Neste evento, a Sálix Engenharia teve a oportunidade de compartilhar com os profissionais ligados ao setor, sua experiência em Construção Hospitalar. O trabalho apresentado foi fruto de pesquisa patrocinada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e compõe um trabalho de dissertação de mestrado na Escola Politécnica de Engenharia de Construção Civil da USP.

A proposta do trabalho foi mensurar o impacto que reformas hospitalares causam na qualidade do ar interior. Foram realizadas medições da qualidade do ar interior de hospitais, restritas a mensuração de aerodispersóides e a quantificação de unidades formadoras de colônias (ufc) de fungos. Trazer à luz, um debate embasado em dados reais, coletados em situações recorrentes de grandes hospitais, é o objetivo do artigo. O convívio de pacientes, em muitos casos imunodeprimidos, com obras, que são fontes geradoras de aerodispersóides, deve ser planejado e impor ações de mitigação para a busca da redução da probabilidade de contaminação, evitando as temidas e recorrentes infecções hospitalares originadas por este vetor.

Foram definidos três hospitais da cidade de São Paulo, que passaram por obras de reformas e que permitiram a realização de testes de qualidade do ar interior em suas dependências.

Para a mensuração do impacto que obras causam à qualidade do ar interior de estabelecimentos assistenciais de saúde (EAS), foram realizadas medições com a utilização de um amostrador, instrumento impactador, calibrado, de um estágio. As medições da qualidade do ar foram realizadas por laboratório especializado e acompanhada de perto pelo pesquisador. Esta empresa, que possui expertise laboratorial em análise microbiológica, com acreditação pelo INMETRO e pela ANVISA, realizou os ensaios laboratoriais com profissionais qualificados para gerar dados condizentes com a realidade, expressos neste trabalho.

As medições da qualidade do ar foram realizadas em momentos diferentes, sendo no primeiro momento com o EAS em operação normal, ou seja, condição na qual a instalação está funcionando nas condições especificadas, com número de pessoas presentes conforme especificado e trabalhando de forma acordada, conforme a NBR 14644/2005; e em um segundo momento, as medições foram realizadas em ambientes próximos à realização de obras de reformas nestes EAS, para que se possa comparar os resultados e mensurar o impacto na quantidade de colônias de fungos e na quantidade de aerodispersóides presentes no ar interior.

Com a verificação dos resultados que indicaram consideráveis aumentos de colônias de fungos dispersos no ar em locais próximos às reformas, foram propostas medidas, a serem executadas nos canteiros de obras hospitalares, para mitigar a dispersão de particulados para o meio externo às obras e pode-se concluir que as ações de mitigação de dissipação de particulados adotadas nos canteiros das obras dos hospitais analisados não foram eficazes.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page