top of page

Construção Modular: Sálix executa obra em container para o Cubo Itaú

Redução de custos e cumprimento de prazos são algumas das vantagens obtidas com a aplicação de método inovador

construção modular

A Sálix Engenharia inovou ao utilizar a construção modular na execução de obra em contêiner para o Cubo Itaú. Geração de pouco impacto para o cliente, prazo reduzido e redução de desperdícios são alguns dos benefícios adquiridos por meio do uso desta solução.

A aplicação de processos industriais é uma das principais características da construção modular, que foi concebida com o intuito de estimular a produtividade em um tempo menor e visando a economia de recursos. Além disso, este tipo de obra possui um olhar voltado para a qualidade e a sustentabilidade.

Segundo os professores doutores da Poli-USP, Mércia Barros e Francisco Cardoso, no artigo “Inovação: Espiral ou Carrossel do Conhecimento?”, produzir mais, em menos tempo, com menos recursos, com a qualidade requerida ao longo da vida útil do edifício e de forma sustentável somente é possível com os princípios da industrialização da construção, que vão além da padronização, coordenação modular e mecanização. Eles preveem: projeto do produto aderentes às exigências do mercado, incorporando inovações e respeitando as exigências de desempenho e sustentabilidade; (...) processo de construção previamente definido, com planejamento e logística, eliminando decisões no canteiro.

Os benefícios da construção modular

O emprego da construção modular pela Sálix Engenharia na obra do Cubo Itaú trouxe uma série de vantagens para o seu cliente e se transformou em um case de sucesso.

Conheça alguns dos principais benefícios desta solução:

· Cumprimento de prazos: como a construção é bem planejada e quase não tem risco de imprevistos, todos os prazos são respeitados;

· Geração de mínimo impacto para o cliente: neste tipo de obra, a construtora chega com a estrutura já pronta e uma equipe capacitada;

· Redução de custos: a eficiência no processo de execução da estrutura, que ainda evita desperdícios, também proporciona uma economia nos custos de mão de obra;

· Sustentabilidade: a construção modular possibilita o uso de estruturas feitas de materiais recicláveis e reduz o desperdício de materiais e geração de entulho.

Construção hospitalar modular

Edifícios hospitalares modulares estão sendo amplamente utilizados para criar clínicas satélites, clínicas de atendimento de urgência, laboratórios, consultórios médicos, centros de diagnóstico e centros de saúde. A expansão do setor de saúde está exigindo uma estratégia de construção mais rápida e eficiente, benefícios estes que a construção hospitalar modular pode atender. (*)

Mesmo há apenas uma década, a construção modular raramente era usada na área da saúde, mas hoje está ganhando força, com os proprietários de hospitais recorrendo à pré-fabricação de paredes de cabeceira de leitos, banheiros prontos ou até mesmo de um hospital inteiro. Além disso, à medida que as organizações de saúde avançam em direção a ambientes mais padronizados e abordagens sistemáticas para a prestação de cuidados, a construção hospitalar modular está provando ser uma ótima opção. (**)

Alguns exemplos de hospitais que já se beneficiaram deste modelo inovador de construção são: Texas Health Harris Methodist Hospital, Texas; Ohio Health Riverside Methodist Hospital Neuroscience Institute, inaugurado em 2015 em Ohio e; Miami Valley Hospital Heart and Orthopedic Center’s, inaugurado em 2010 em Miami, possuindo unidades modulares que funcionaram excepcionalmente bem com o design repetitivo do hospital, que incorpora 178 leitos em cinco andares, todos idênticos.

(*) https://www.healthcarefacilitiestoday.com/posts/Modular-buildings-an-alternative-solution-healthcare-construction--9472

(**) https://www.healthcaredesignmagazine.com/trends/construction-engineering/modular-construction-delivers-flexibility-healthcare/


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social
bottom of page