Tecnologia da saúde: a simbiose entre Engenharia Clínica e Construção Hospitalar

A efetividade da construção hospitalar executada pela Sálix Engenharia é fruto de trabalho integrado com o setor de Engenharia Clínica de estabelecimentos de saúde

construção hospitalar

Com expertise em construção hospitalar, a Sálix Engenharia oferece uma solução completa e inovadora para seus clientes, atuando em proximidade com a área de Engenharia Clínica. Esta simbiose é responsável pela garantia de um serviço eficiente e de alta qualidade, que minimiza o risco de retrabalhos na instalação dos equipamentos médicos para o perfeito funcionamento do local.

Um exemplo do sucesso dessa associação entre a engenharia de construção hospitalar e a engenharia clínica foi a estruturação do Laboratório de Análises Clínicas do Grupo Fleury pela Sálix Engenharia. A parceria da empresa com a área de engenharia clínica do Grupo possibilitou a elevada satisfação do cliente na ocupação da obra que ocorreu dentro do Hospital Sírio-Libanês, com duração de dois meses e que foi concluída em julho deste ano.

Complexas construções hospitalares demandam precisão e conhecimento

Pelo seu alto grau de complexidade, as obras no interior de hospitais requerem o trabalho de uma equipe especializada com um olhar atento não só para o projeto e para as atividades de construção, bem como para o impacto no entorno e a interface com disciplinas específicas como a engenharia clínica.

Segundo Guilherme Xavier, Engenheiro Clínico e CEO da Equipacare Engenharia (http://equipacare.com.br/) , “a falta de planejamento e compatibilização da equipagem com o arquitetônico e projetos de instalações é um grande problema. Como solução, é importante que o mercado de arquitetura e construção hospitalar preconize aos seus contratantes que a Equipagem seja considerada um projeto básico, ou seja, que o planejamento tecnológico seja feito logo após as primeiras versões do projeto arquitetônico e antes da contratação dos projetos complementares, de modo que estes últimos sejam desenvolvimentos já com as informações de que tecnologias vão dentro de cada ambiente.

Com estas informações técnicas (requisitos) do projeto de equipagem já compatibilizado com os projetos de instalações, a Engenharia de Construção terá muito menos retrabalho durante a obra. Além disto, a engenharia clínica, responsável pelo planejamento tecnológico, estará disponível para dar todo o suporte à equipe da obra durante a evolução do empreendimento, em especial nas etapas de adequação dos sites, pré-instalação, recebimento, conferência, guarda provisória, instalação e por fim, startup do hospital com o treinamento da equipe que irá operar os aparelhos.”

Atuação conjunta com setor de engenharia clínica é um dos diferenciais da Sálix Engenharia

Diferente de obras comerciais ou residenciais, as construções hospitalares têm uma série de particularidades e é neste quesito que a Sálix Engenharia se destaca. Seus profissionais formam uma equipe multidisciplinar, com conhecimento e experiência em projetos da área da saúde. A aplicação desta expertise gera maior excelência à construção, com projetos dentro do prazo e com qualidade superior e que consegue trazer maior segurança para seus clientes.

O sucesso de uma obra hospitalar também depende da multidisciplinariedade da equipe de construção, buscando comunicação constante com o setor de engenharia clínica durante todo o processo de trabalho, a fim de evitar problemas na instalação de equipamentos médicos e possíveis retrabalhos após a conclusão da obra devido às necessidades não previstas em projeto, podendo ocasionar atrasos na inauguração do empreendimento.

Ao levar em consideração estes aspectos, a Sálix Engenharia preza pela máxima aproximação com a engenharia clínica para que sua atividade de Engenharia de Construção ofereça uma solução completa e satisfatória para o cliente, realizando obras que atendam com excelência os usuários finais, pacientes e todo o corpo clínico do estabelecimento de saúde.

Disciplina responsável pela instalação de equipamentos médicos, a engenharia clínica é uma área essencial para o gerenciamento de tecnologias ligadas à saúde. A presença de um engenheiro clínico durante todo o ciclo de uma obra no interior de um hospital ou clínica é extremamente valiosa, pois a ele, entre outras atribuições, cabe a especificação, instalação, acompanhamento e manutenção dos equipamentos médicos.

#EngenhariaClínica #ConstruçãoHospitalar #equipamentosmédicos #LaboratóriodeAnálisesClínicas #obrasemhospitais

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Instagram ícone social
  • LinkedIn ícone social

Receba nossas novidades

E-mail

Siga a Sálix

Telefone

  • Instagram ícone social
  • LinkedIn Social Icon

+55 (11) 3031-8382

+55 (11) 98117-4274

2016 - 2019 - Todos os direitos reservados ::Desenvolvido por